IMPLICAÇÕES DIDÁTICAS

QUESTÕES SOBRE A ALFABETIZAÇÃO DOS ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIAS

Autores

  • Cláudia Regina Mistreli

Palavras-chave:

Acessibilidade, Acolhimento, Inclusão, Práticas Pedagógicas

Resumo

A alfabetização é o processo de construção da leitura e da escrita fundamental para a participação social e para o desenvolvimento da reflexão crítica sobre si e sobre o meio que o cerca. A sem essas competências pode limitar o acesso à informação e à compreensão do mundo escrito, limitando as possibilidades de interação social e de exercício da cidadania. Embora seja pensada no contexto escolar, a alfabetização não se restringe às práticas desenvolvidas em sala de aula, pois envolve um conjunto de habilidades linguísticas e cognitivas que se constroem nas vivências e nas experiências com a cultura escrita. Esse processo requer a participação ativa do estudante, de modo a favorecer a motivação e o engajamento na aprendizagem da leitura e da escrita. Nesse sentido, o presente artigo tem como objetivo analisar as estratégias de ensino da alfabetização voltadas aos estudantes com deficiência, bem como as implicações didáticas que favorecem a participação, o engajamento e o sucesso no processo de aprendizagem.

Biografia do Autor

Cláudia Regina Mistreli

Mestre em Ciências da Educação pela FICS (Facultad Interamericana de Ciencias Sociales). Graduada em Pedagogia pela Universidade Braz Cubas. Pós-graduada em Deficiência Intelectual pela UNESP e em Transtorno do Espectro Autista pela UNIPAR. Possui experiência no Atendimento Educacional Especializado, em acessibilidade, estratégias de acesso ao currículo, avaliação da aprendizagem e processos de aprendizagem. Atua como formadora docente, é organizadora e coautora de coletâneas de artigos e participou da Mobilidade Docente no Uruguai, com foco em Educação Inclusiva.

Downloads

Publicado

31.12.2025

Como Citar

MISTRELI, C. R. IMPLICAÇÕES DIDÁTICAS: QUESTÕES SOBRE A ALFABETIZAÇÃO DOS ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIAS. Revista Primeira Evolução, São Paulo, Brasil, v. 1, n. 62, p. 74–81, 2025. Disponível em: https://teste.livroalternativo.com.br/index.php/R1E/article/view/823. Acesso em: 5 fev. 2026.